No Mamada ou Cagada deste mês de Abril, discutimos sobre lógica com crianças, como conseguir superpoderes, igualdade de gênero, títulos sensacionalistas e a importância de uma boa redação!


Comentado neste programa:

As crianças às vezes são hilárias sem querer, e nunca o são mais do que quando aplicam a “lógica de crianças” a seu mundo, muitas vezes com convicção absoluta. De uma confusão entre palavras, simples mas divertida, a fascinantes teorias sobre a vida, a lógica da criança é uma coisa que deixa seus pais maravilhados (mas de vez em quando também os frustra).

“O pensamento lógico, abstrato, hipotético, começa a se manifestar entre os 7 e os 11 anos de idade. As crianças de 5 ou 6 anos possuem um grau pequeno de pensamento lógico, mas essa é uma habilidade da maturidade e que ainda está se desenvolvendo.”

Alguns argumentos:

Na igreja, minha filha se virou para mim e cochichou: ‘Sei que Jesus é importante, mas eu também sou. Por que ninguém reza para mim?

“Você tem rugas em volta dos olhos, quer dizer que vai morrer logo. Mas a Vovó tem mais rugas que todo mundo. Ela vai morrer amanhã.

Meu filho acha que a altura da pessoa corresponde à idade, mesmo no caso de adultos. Para ele, as pessoas mais altas são mais velhas que as baixinhas. Entendo que ele pense assim em relação às crianças de sua idade, mas ele não entende que a mesma regra não se aplica aos adultos. Faz pouco tempo ele e seu pai foram comprar uma blusa para mim de presente de Natal. Acharam uma no tamanho 24.
Meu filho disse que seria pequena para mim, porque tenho 40 anos de idade!

O primeiro trailer de Coco, nova produção da Pixar que sairá no Brasil em janeiro com o título Viva: A Vida É uma Festa, tem um quê de O Sexto Sentido, o suspense sobrenatural de M. Night Shyamalan. Miguel, um menino de 12 anos, tem o sonho de tocar e cantar, até que um dia se descobre entre os mortos. Na verdade, ele viaja para a Terra dos Mortos em busca de seus antepassados, uma jornada para entender quem ele é.

O filme, que vai de encontro ao espírito Donald Trump de governar, por sua aversão aos imigrantes, é dos mesmos criadores de Toy Story, Procurando Nemo e Divertida Mente. Sua estreia no Brasil está programada apenas para o início de janeiro de 2018. Nos EUA, ele entra em cartaz em novembro.

Não é a primeira vez que a tradição mexicana de louvar os mortos, tema da festa do Dia de los Muertos, chega às animações. Festa no Céu, longa de Jorge R. Gutierrez lançado pela Fox em 2014, também mergulhava no tema.

Princesas de capa, heróis de avental – esse é nome do curso online que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e combater as diferenças na criação de meninos e meninas. Criado pela pedagoga Caroline Arcari e com a co-autoria da psicóloga Nathália Borges, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto Cores e se vale de web-conferências, e-books, vídeos e fóruns para questionar os estereótipos de homens e mulheres na sociedade e ajudar pais e profissionais da educação e saúde a construirem novas possibilidades para as crianças.

‘Escudos’, ‘capas’ e ‘anéis mágicos’ estão entre os itens que podem ser adquiridos. Para criador, site é uma forma de engajar os mais jovens.

Ninguém nasce um herói, torna-se um”, defende o estudante de engenharia da computação Igor Marinelli, de 19 anos. Criador da plataforma “Somos Todos Heróis”, ele acredita que qualquer um pode ter poderes e tenta colocar a ideia em prática por meio da solidariedade, ajudando crianças que precisam de tratamento médico e instituições que atendem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Na página criada em parceria com o amigo e estudante de direito Matheus Marchiori, é possível conhecer histórias de pequenos heróis que precisam de apoio e doar “poderes”. Com R$ 5, adquire-se um “escudo”. Com R$ 15, o internauta compra um “anel mágico” e, aos poucos, as crianças vão ficando mais fortes.


Para Casa:

Podcast O que Assistir S2E08 – 10 Filmes Empoderadores


Músicas do episódio:

  • Good Times – Podington Bear
  • Monplaisir – This is not a rock song
  • Mínimo 5 – Rafael Cabral

Fale conosco:


Concorda com a gente? Discorda?
Comenta aí!

Anúncios